Uruguai ganha ponte circular para conectar o litoral

Fotos por Divulgação/Uruguai

 

Aqueles que se aventurarem pelo litoral do Uruguai no próximo verão vão se deparar com uma novidade: uma ponte circular ligando os departamentos de Rocha e Maldonado. A ponte encontra-se sobre a Laguna Garzón, local que marca a divisão entre as duas regiões.

 

A via, que começou a ser construída em março de 2014 e deve ser inaugurada em dezembro, não é assim tão grandiosa, mas chama atenção pelo seu formato singular: 103m de diâmetro e 323m de comprimento, que poderão ser percorridos de carro, de bicicleta ou a pé.

 

As obras da ponte na Laguna Garzón

 

A ponte irá substituir o atual sistema de balsas que permite a travessia de apenas dois carros por vez. O formato circular permite que a via funcione em dois sentidos. Além da necessidade de uma ligação mais eficaz entre os dois departamentos, a intenção também é potencializar ainda mais o setor turístico da região.

 

Saiba mais: Os dez destaques do Uruguai

 

No departamento de Rocha se encontram algumas praias do país, como Punta del Diablo, Cabo Polonio e La Pedrera, e em Maldonado o mais badalado balneário do Uruguai, Punta del Este, e a também simpática Piriápolis.

 

O empreendimento, realizado pelo arquiteto Rafael Viñoly, custou 11 milhões de dólares e foi financiado pelo Governo Federal do Uruguai e pelo empresário argentino Eduardo Constanini.

 

puente-laguna-garzon03 puente-laguna-garzon02 puente-laguna-garzon04

 

Saiba mais:

El Clarín

El País