São Thomé das Letras: é ver pra crer

Vista de São Thomé das Letras | Foto por Lúcio Carvalho

Vista de São Thomé das Letras | Foto por Lúcio Carvalho

 

Por Janaína Dórea

 

Localizada no sul de Minas Gerais, São Thomé das Letras é uma cidade que encanta e envolve os visitantes com seu ar místico e excêntrico. Erguida 1.444 metros acima do nível do mar, no topo de uma montanha de pedras, São Thomé é conhecida como refúgio para hippies, ufólogos, esotéricos e outras comunidades alternativas. Não é preciso, porém, fazer parte de uma delas para conhecer esse lugar fantástico. Os atrativos naturais, a arquitetura rústica e o contato com um lugar único já compensam a viagem.

 

Descrever São Thomé nunca será suficiente para expressar tudo o que se pode encontrar e sentir por lá. Como diria o santo que deu nome ao lugar, é preciso ver para crer. Chegando na cidade, não é difícil se impressionar com as casas e ruas feitas de pedra e se encantar com a simplicidade e hospitalidade dos habitantes. A vista deslumbrante das montanhas mineiras e o céu de um azul intenso fazem com que a cidadezinha emane paz e tranquilidade. Em São Thomé é possível recarregar as baterias com energias positivas e tirar férias da rotina. Não é a toa que muitos acreditam que a cidade seja um dos sete pontos energéticos da Terra.

 

É bem verdade que os turistas mais conservadores podem se assustar com tanta excentricidade, mas isso é apenas um detalhe que torna a experiência ainda mais interessante. Não tem jeito, até mesmo os mais céticos costumam voltar para suas casas entregues à magia do lugar.

 

Opções de lazer

 

Casa da Pirâmide | Foto por Lucas Uyezu

Casa da Pirâmide | Foto por Lucas Uyezu

 

São Thomé possui grutas, cavernas, trilhas, cachoeiras e belíssimos mirantes espalhados por toda região. Um dos principais atrativos do local é a famosa Casa da Pirâmide, que possui janelas das quais podem ser vistas diversas constelações. Inclusive, existem vários relatos de aparições de óvnis e seres extraterrestres no local. Se você for um bom observador, quem sabe não dá essa sorte?

 

De qualquer forma, a pirâmide também é um excelente ponto de observação da cidade e das belíssimas montanhas em sua volta. Para os que não dispensam um bom espetáculo da natureza, a experiência de assistir ao pôr do sol de lá é inesquecível. Bem próximo dali, o Mirante do Cruzeiro é outra ótima opção para tal.

 

Cachoeira da Eubiose, a 2,5km da cidade | Foto por Diego Matielo

Cachoeira da Eubiose, a 2,5km da cidade | Foto por Diego Matielo

 

Os viajantes também devem conhecer as diversas cachoeiras localizadas nos arredores de São Thomé das Letras e as grutas do Sobradinho e do Carimbado. Essa última é conhecida por nunca ter sido explorada em sua totalidade. Ou seja, ninguém conseguiu encontrar seu fim. E como não podia ser diferente, muitas lendas surgiram sobre esse fato, sendo a mais conhecida a de que a gruta seria uma ligação secreta até Macchu Picchu. Para esses passeios, não esqueça de levar lanternas. Elas serão imprescindíveis.

 

Ainda no caminho da Gruta do Carimbado, outro atrativo que não pode ficar fora do roteiro é a Ladeira do Amendoim. Nela, o carro continua subindo por um pequeno trecho depois que o motor é desligado. E se, mesmo vendo isso, você achar que estão querendo te enrolar, experimente subir e descer a ladeira correndo. Você ganhará mais velocidade e se sentirá menos cansado na subida do que na descida. Fiz isso pessoalmente e, acreditem, é verdade! Entretanto, há quem diga que tudo não passa de uma ilusão de ótica e que a subida é, na verdade, uma descida. Mais uma vez, só indo lá para tirar as próprias conclusões.

 

Pôr do sol em São Thomé | Foto por Janaína Dórea

Pôr do sol em São Thomé | Foto por Janaína Dórea

 

Não hesite em colocar São Thomé das Letras no seu roteiro. Vale a pena demais e certamente será uma viagem diferente de todas que já fez. Se você não voltar de lá acreditando em óvnis e duendes, no mínimo retornará cheio de histórias para contar e com a memória preenchida por belas paisagens.

 

Rotas de acordo com o site oficial de São Thomé das Letras.

 

Como chegar de carro

 

De Belo Horizonte – BR 381 sentido São Paulo, passando por Carmo da Cachoeira. Entrar à esquerda na BR 491 em direção a Três Corações e à esquerda na MG 167 para Bento de Abade. Após percorrer 25 Km, virar à direita até chegar em São Thomé das Letras.

 

De São Paulo – BR 381 sentido Belo Horizonte, passando por Careaçu, São Gonçalo do Sapucaí e entrada para Campanha, virando à direita na BR 491 para Três Corações e à direita na MG 167 para Bento de Abade. Após 25km, virar à direita, percorrendo 18km até São Thomé das Letras.

 

Do Rio de Janeiro – BR 116 sentido São Paulo até Itatiaia. Virar à direita na BR 354, passando por Itamonte, Santana do Capivari, Pouso Alto até Caxambu. Pela BR 267 à esquerda, passar pelas entradas de Águas de Contendas e Conceição do Rio Verde até chegar em Cambuquira. Entrar na MG 167, passando por Três Corações, virando à direita após 25km e percorrer 18km até São Thomé das Letras.

 

Como chegar de ônibus

 

Pegar um ônibus até a cidade de Três Corações e, de lá, outro até São Thomé das Letras. Mas atenção, confira antes se no horário em que for chegar em Três Corações ainda haverá ônibus partindo para São Thomé. Caso contrário, a única opção será pegar um táxi ou dormir em Três Corações.

 

Principais distâncias

 

Três Corações: 44 km

Belo Horizonte: 337km

São Paulo: 355km

Rio de Janeiro: 460km

 

Fonte: site Visite São Thomé