São Francisco de Paula: o lado B da Serra Gaúcha

 

Lago São Bernardo | Foto por Grazi Calazans

Lago São Bernardo | Foto por Grazi Calazans

 

Por Grazi Calazans

 

A cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, está entre os 10 destinos brasileiros mais procurados pelos turistas nacionais e estrangeiros. Mas hoje vamos falar sobre o lado B da Serra Gaúcha, a incrível e aconchegante São Francisco de Paula. Porta de entrada da Rota dos Campos de Cima da Serra ou ponto final da Rota Romântica, São Chico, como é carinhosamente chamada pelos locais, é o quarto maior município em território do estado do Rio Grande do Sul.

 

Apelidada de “menina dos olhos d’água” por ter aproximadamente 250 cachoeiras catalogadas, São Chico tem a maior concentração de quedas d’água da América Latina. A cidade está localizada a 116km de Porto Alegre, pela RS 020, e a apenas 36km de Canela, pela RS 235. Ao chegar na entrada da cidade, já se percebe o clima ameno e a beleza das hortênsias. Mesmo sendo pouco divulgada nos grandes guias turísticos, a cidade possui uma estrutura bastante razoável com inúmeros hotéis, pousadas, excelentes restaurantes e pubs, que você pode conferir aqui.

 

Neve agosto 2013 | Foto por Grazi Calazans

Neve em agosto de 2013 | Foto por Grazi Calazans

 

O que a diferencia da prima famosa é a sua tranquilidade, a abundância de áreas verdes, as atividades ao ar livre, uma infinidade de cachoeiras e as paisagens deslumbrantes. Quem gosta de frio e neve (como eu), pode ter a sorte de presenciar uma precipitação de neve, especialmente no mês de agosto, deixando tudo ainda mais bonito. Confira algumas das principais atrações da cidade.

 

Lago São Bernardo

 

O pato no Lago São Bernardo | Foto por Grazi Calazans

O pato no Lago São Bernardo | Foto por Grazi Calazans

 

O Lago São Bernardo é o principal cartão postal de São Chico. Localizado a apenas 1km do centro da cidade, o lugar convida a uma boa caminhada ou a um piquenique em suas margens. A época mais bonita para visitá-lo é no início do outono, onde as árvores ficam com uma tonalidade especial. Aos finais de semana é possível fazer passeios de cavalo e bicicletas familiares com aluguel em torno de R$ 15 por 30min, uma excelente opção para explorar toda a beleza do lago.

 

Passo do Inferno

 

Visual do Passo do Inferno | Foto por Grazi Calazans

Visual do Passo do Inferno | Foto por Grazi Calazans

 

No antigo caminho de caravanas que atravessavam o rio Santa Cruz encontra-se o Parque da Cachoeira, com cabanas em meio a muito verde.  A cascata mais conhecida e que dá nome ao parque fica bem na entrada e é de fácil acesso. Dela é possível avistar a ponte do Passo do Inferno. Para chegar ao Parque da Cachoeira é preciso pegar uma estrada de chão de cerca de 14km, em estado razoável de conservação. A entrada fica bem em frente ao santuário localizado na saída de Canela para São Francisco de Paula e a recompensa são belas paisagens de rios entre montanhas.

 

Terra do Sempre

 

Terra do Sempre | Foto por Grazi Calazans

Terra do Sempre | Foto por Grazi Calazans

 

São Chico possui um grande número de parques onde se é possível acampar, observar a natureza e se refrescar nas cachoeiras, como o Parque das 8 Cachoeiras, a aproximadamente 3km do Lago São Bernardo, e da Terra do Sempre. Localizada numa área de 15 hectares de Mata Atlântica inexplorada e integrante do Parque Natural Municipal da Ronda – Unidade de Conservação de Mata Atlântica –, a Terra do Sempre está a uma altitude de 600m acima do nível do mar, sendo um ponto de alta concentração de energia e de adrenalina. Distante da poluição e do caos urbano, vivencia-se o contato íntimo com a natureza.

 

O parque é povoado por animais como jaguatiricas, veados mateiros, esquilos, quatis, graxains, bugios, entre outros. Há registros da presença de onça-parda, além de aves como tucano e beija-flor. Abençoado pela natureza, o lugar destaca-se pela beleza de suas cachoeiras entre rochas e vegetação nativa, ecologia e lazer com aventuras vivenciadas em sua plenitude. Também é possível se hospedar no local, que conta com uma pousada de cabanas muito aconchegantes no meio de toda esta beleza.

 

Livraria Miragem

 

Livraria Miragem | Foto por Grazi Calazans

Livraria Miragem | Foto por Grazi Calazans

 

A Livraria Miragem é um verdadeiro paraíso para quem gosta de literatura e decoração. Bem no centro da cidade, com uma área total de 2000m², o local foi idealizado e construído por Luciana Soares, para resgatar e difundir a história de São Francisco de Paula e a sua própria. A livraria foi inaugurada em 2007 e suas estantes, além de livros, são repletas de objetos de decoração de muito bom gosto. Um verdadeiro deleite para os amantes de arte.

 

A seção infantil tem muitas opções de livros para todas as faixas etárias, muitos brinquedos, e até o banheiro infantil é um charme só. O único detalhe é que a livraria não aceita cartões de crédito ou débito, apenas dinheiro. Mas é um local que merece uma visita de todos que vão a São Chico.

 

Castelli Resto Pub

 

Castelli Pub | Foto por Grazi Calazans

Castelli Resto Pub | Foto por Grazi Calazans

 

O Castelli é um lugar diferente. Uma proposta inovadora e ousada em um ambiente rústico e ao mesmo tempo moderno, confortável e acolhedor. Une restaurante e pub, para quem aprecia excelentes petiscos e o melhor da bebida nacional, estrangeira e artesanal. O cardápio é surpreendente com variados tipos de carne e várias faixas de preço. O atendimento é excelente e a decoração do local, que possui também uma belíssima adega, lhe dá um toque especial. Então, que tal incluir São Chico na sua próxima viagem a Serra Gaúcha?