
Por Grazi Calazans
A cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, está entre os 10 destinos brasileiros mais procurados pelos turistas nacionais e estrangeiros. Mas hoje vamos falar sobre o lado B da Serra Gaúcha, a incrível e aconchegante São Francisco de Paula. Porta de entrada da Rota dos Campos de Cima da Serra ou ponto final da Rota Romântica, São Chico, como é carinhosamente chamada pelos locais, é o quarto maior município em território do estado do Rio Grande do Sul.
Apelidada de “menina dos olhos d’água” por ter aproximadamente 250 cachoeiras catalogadas, São Chico tem a maior concentração de quedas d’água da América Latina. A cidade está localizada a 116km de Porto Alegre, pela RS 020, e a apenas 36km de Canela, pela RS 235. Ao chegar na entrada da cidade, já se percebe o clima ameno e a beleza das hortênsias. Mesmo sendo pouco divulgada nos grandes guias turísticos, a cidade possui uma estrutura bastante razoável com inúmeros hotéis, pousadas, excelentes restaurantes e pubs, que você pode conferir aqui.

O que a diferencia da prima famosa é a sua tranquilidade, a abundância de áreas verdes, as atividades ao ar livre, uma infinidade de cachoeiras e as paisagens deslumbrantes. Quem gosta de frio e neve (como eu), pode ter a sorte de presenciar uma precipitação de neve, especialmente no mês de agosto, deixando tudo ainda mais bonito. Confira algumas das principais atrações da cidade.
Lago São Bernardo

O Lago São Bernardo é o principal cartão postal de São Chico. Localizado a apenas 1km do centro da cidade, o lugar convida a uma boa caminhada ou a um piquenique em suas margens. A época mais bonita para visitá-lo é no início do outono, onde as árvores ficam com uma tonalidade especial. Aos finais de semana é possível fazer passeios de cavalo e bicicletas familiares com aluguel em torno de R$ 15 por 30min, uma excelente opção para explorar toda a beleza do lago.
Passo do Inferno

No antigo caminho de caravanas que atravessavam o rio Santa Cruz encontra-se o Parque da Cachoeira, com cabanas em meio a muito verde. A cascata mais conhecida e que dá nome ao parque fica bem na entrada e é de fácil acesso. Dela é possível avistar a ponte do Passo do Inferno. Para chegar ao Parque da Cachoeira é preciso pegar uma estrada de chão de cerca de 14km, em estado razoável de conservação. A entrada fica bem em frente ao santuário localizado na saída de Canela para São Francisco de Paula e a recompensa são belas paisagens de rios entre montanhas.
Terra do Sempre

São Chico possui um grande número de parques onde se é possível acampar, observar a natureza e se refrescar nas cachoeiras, como o Parque das 8 Cachoeiras, a aproximadamente 3km do Lago São Bernardo, e da Terra do Sempre. Localizada numa área de 15 hectares de Mata Atlântica inexplorada e integrante do Parque Natural Municipal da Ronda – Unidade de Conservação de Mata Atlântica –, a Terra do Sempre está a uma altitude de 600m acima do nível do mar, sendo um ponto de alta concentração de energia e de adrenalina. Distante da poluição e do caos urbano, vivencia-se o contato íntimo com a natureza.
O parque é povoado por animais como jaguatiricas, veados mateiros, esquilos, quatis, graxains, bugios, entre outros. Há registros da presença de onça-parda, além de aves como tucano e beija-flor. Abençoado pela natureza, o lugar destaca-se pela beleza de suas cachoeiras entre rochas e vegetação nativa, ecologia e lazer com aventuras vivenciadas em sua plenitude. Também é possível se hospedar no local, que conta com uma pousada de cabanas muito aconchegantes no meio de toda esta beleza.
Livraria Miragem

A Livraria Miragem é um verdadeiro paraíso para quem gosta de literatura e decoração. Bem no centro da cidade, com uma área total de 2000m², o local foi idealizado e construído por Luciana Soares, para resgatar e difundir a história de São Francisco de Paula e a sua própria. A livraria foi inaugurada em 2007 e suas estantes, além de livros, são repletas de objetos de decoração de muito bom gosto. Um verdadeiro deleite para os amantes de arte.
A seção infantil tem muitas opções de livros para todas as faixas etárias, muitos brinquedos, e até o banheiro infantil é um charme só. O único detalhe é que a livraria não aceita cartões de crédito ou débito, apenas dinheiro. Mas é um local que merece uma visita de todos que vão a São Chico.
Castelli Resto Pub

O Castelli é um lugar diferente. Uma proposta inovadora e ousada em um ambiente rústico e ao mesmo tempo moderno, confortável e acolhedor. Une restaurante e pub, para quem aprecia excelentes petiscos e o melhor da bebida nacional, estrangeira e artesanal. O cardápio é surpreendente com variados tipos de carne e várias faixas de preço. O atendimento é excelente e a decoração do local, que possui também uma belíssima adega, lhe dá um toque especial. Então, que tal incluir São Chico na sua próxima viagem a Serra Gaúcha?
26 comentários em “São Francisco de Paula: o lado B da Serra Gaúcha”
MESMO DE LONGE, CONTINUA, A AJUDAR SÃO CHICO, COM SUA CLAREZA E OBSERVAÇÃO APURADA DAS COISAS BELAS DO RS. PARABÉNS
Obrigada Luiz! Com certeza, São Chico mora em nosso coração!
Orgulho de ver minha terra tão bem retratada!!!
Lindo
Obrigada pela leitura Denilson! São Chico merece 😉
Ê cidade linda!
Muito linda mesmo Rafaela! Obrigada pela leitura 😉
Muito bem escrito o texto. Muito informativo. Dá vontade de ir conhecer imediatamente. Mais um pedacinho do Brasil para o meu guia.
Que bom Halyne, obrigada! Com certeza o Brasil tem lugares incríveis que merecem entrar no guia de todo viajante 🙂
Aspirante a escritora é adjetivo que não descreve a autora desse texto, Grazi já não aspira e sim é, com toda autoridade, uma escritora de muito objetividade e sensibilidade, descreve o roteiro com precisão apontando todas as características e possibilidades dos lugares e espaços, tudo com muito charme e seriedade.
Sem palavras Rosana! Muito obrigada! Ainda sou “aspirante” porque não tenho nenhum livro publicado, mas já tenho um pronto e o segundo a ser escrito… Quem sabe em breve não posso te enviar um de presente? rsrs Beijos!
Também temos saudade da neve de São Chico Ane! Obrigada pela leitura e carinho! Beijos!
Cada texto seu me dá mais vontade de viajar!!!rs
Ansiosa pelo próximo!
Que bom Bele! O propósito está sendo atingido então 🙂
Belíssimas fotos Grazi! Parabéns pela percepção poética!
Obrigada Leonardo! Seja sempre bem-vindo 😉
Que lindo lugar, Grazi! Parabéns pelo texto!!
É lindo mesmo né Carol! Obrigada 🙂
São Chico é um lugar encantador, muito bem descrito por vc que conseguiu mostrar toda a beleza delicada dessa cidade. E essa livraria hein? Não tive a oportunidade de conhecer o Sul, mas certeza que qdo puder São Chico estará na lista. Bjks
Obrigada Lau! Não deixe mesmo de conhecer São Chico, vale muito à pena!
Grazi, que lindo! Viajei através das tuas palavras e fotos. Me fez ficar com vontade de voltar ao sul e ver de perto toda essa beleza. Abraços
É mesmo lindo Nete! Assim que puder dê um pulinho em São Chico, não vai se arrepender 🙂
Deu vontade de conhecer ‘São Chico’… e em agosto! rs
Texto muito bacana!!!
Obrigada pela leitura Eduardo! Vai sim, vale à pena rsrs
Conheço muitas cidades da serra gaucha e São Chico só de passagem. Depois de ler o texto, incluirei esse roteiro na próxima ida ao sul. Parabéns pela reportagem que ilustra muito bem as belezas locais.
Que bom que gostou do texto Wilson! Seja sempre bem-vindo! Depois me conte o que achou de São Chico quando visitá-la 🙂
Boas informações, obrigado!
Comentários encerrados.