2 praias imperdíveis no México

Visita às Islas Mariettas | Foto por Renata Ferri

Visita às Islas Marietas | Foto por Renata Ferri

 

Por Renata Ferri

 

A cidade de San Pancho, a 210 Km de Gualadajara, na costa do Oceano Pacífico, não é um destino turístico muito comum aos gringos que viajam para o México. Então como é que brasileiros acabam indo parar lá? De Mazatlán, o próximo passo normalmente é a cidade de Puerto Vallarta, conhecida praia frequentada por artistas hollywoodianos. Mas a dica de uma simpática mexicana chamada Carmen, que trabalha em uma lavanderia, é o necessário para que a rota se transforme.

 

“Lá é uma cidade muito pequena, não muito turística, mas a praia é linda e para quem gosta de sossego e de curtir a natureza é o lugar ideal”.

 

Os argumentos não poderiam ser melhores. O ônibus sai de Mazatlán e deixa os passageiros com destino a San Pancho na beira da estrada. O motorista para o veículo e simplesmente diz para você descer ali, naquele escuro, no meio da noite. Para quem é brasileiro, isso é mais do que suficiente para despertar o nosso radar de falta de segurança, porém, o condutor e sua filha ajudante fazem questão de dizer que de forma alguma encontraríamos alguma dificuldade.

 

Mirante próximo à cidadezinha de San Pancho | Foto por Renata Ferri

Mirante próximo à cidadezinha de San Pancho | Foto por Renata Ferri

 

De fato, o único hostel da cidade, que na verdade é apenas uma vila, fica a apenas 2 quarteirões de onde o ônibus deixa os passageiros. A única rua asfaltada leva até a belíssima e tranquila praia. Porém, não há absolutamente nada para fazer em San Pancho à noite, nem mesmo uma barraquinha de tacos para matar a fome dos viajantes que acabam de chegar. Em compensação, Sayulita, a cidade vizinha, é conhecida por efervescentes noites de folia.

 

Agitação noturna

Sayulita fica a poucos quilômetros de San Pancho e é conhecida como um destino bastante animado para os turistas que estão em busca de uma vida noturna agitada. Ao caminhar pela rua é possível ver vários bares e baladas que oferecem intermináveis drinks, música ao vivo, paquera e diversão.

 

Para quem está em busca apenas de acalmar o estômago, lá há uma senhora que vende deliciosos tamales (espécie de pamonha de milho recheada com queijo, carne, frutos do mar, etc), bem no meio da praça principal. Pessoas saem de outras cidades com esperança de que essas iguarias ainda não tenham acabado.

 

Ilhas no paraíso

Todos os turistas que estão ali na Riviera Nayarit têm o mesmo objetivo: conhecer as deslumbrantes praias paradisíacas e um dos lugares mais bonitos do mundo: as Islas Marietas. A atração principal das ilhas é a Playa del Amor, que fica dentro de uma caverna. A foto desse lugar costuma estar naquelas listas encontradas pela internet que mostram os destinos mais incríveis para se visitar mundo afora.

 

Vista de dentro da Playa del Amor | Foto Renata Ferri/arquivo pessoal

Vista de dentro da Playa del Amor | Foto Renata Ferri/arquivo pessoal

 

O passeio organizado pelo próprio hostel em San Pancho custa 490 pesos por pessoa (cerca de 90 reais). Inclui um café da manhã vegano reforçado, transporte de barco até as ilhas, o equipamento para snorkeling, visita a várias praias, água para beber e algumas bananas para alimentar e não deixar ninguém ter câimbras.

 

Parece que há pacotes em que há mais comida incluída e até bebidas alcoólicas, e que não é caro, mas será que é mesmo interessante comer demais ou beber em um passeio em que você tem que nadar bastante e o objetivo principal é curtir as belezas da natureza?

 

Visual paradisíaco nas Islas Mariettas | Foto arquivo pessoal Renata Ferri

Visual paradisíaco nas Islas Marietas | Foto arquivo pessoal Renata Ferri

 

A água é azul como em filmes da sessão da tarde, as paisagens são inesquecíveis e se você tiver sorte, vai conseguir ver vários peixes coloridos e até tartarugas. Após o passeio, a grande pedida é retornar a San Pancho e curtir um riquíssimo pôr do sol. Na praia do local há restaurantes que servem maravilhosas margaritas (drink feito com tequila) e um peixe assado inesquecível.

 

Pôr do Sol na paia de San Pancho | Foto por Renata Ferri

Pôr do sol na paia de San Pancho | Foto por Renata Ferri

 

Margaritas e Nachos na praia de San Pancho | Foto por Renata Ferri

Margaritas e Nachos na praia de San Pancho | Foto por Renata Ferri

 

* colaboração de Alex Sugamosto