Por que você deveria visitar Vitória

Sossego no domingo de manhã na Curva da Jurema, em Vitória | Foto por Bruna Cazzolato Ribeiro

Sossego no domingo de manhã na Curva da Jurema, em Vitória | Foto por Bruna Cazzolato Ribeiro

 

Por Bruna Cazzolato Ribeiro

 

O rosto surpreso das pessoas quando eu dizia que iria conhecer o Espírito Santo, me assustava. Mal sabiam eles que o combo Vitória, Vila Velha e Guarapari surpreende logo de cara. E o melhor, é possível conhecer o básico das três cidades em um feriado prolongado.

 

Geralmente as praias são consideradas atrativos no verão, mas dias de outono na cidade proporcionam céus azuis e temperaturas agradáveis. A média de temperatura anual é 24ºC, garantindo um outono em que é possível aproveitar a praia. Além da temperatura, a sensação de parecer uma cidade pequena, mesmo sendo a capital, é ideal para turistas que buscam tranquilidade.

 

3  lugares e 1 destino

Apesar de Vitória ser a capital capixaba, as cidades de Vila Velha e Guarapari também são boas opções para visita e é possível conhecer as três em uma viagem só.

 

Vitória e Vila Velha são interligadas por diversas pontes, sendo a mais conhecida a 3ª ponte (pedagiada) que também emoldura um belo cenário. São aproximados 7km de distância entre as duas cidades, ou seja, é mais um motivo para conhecer praias de lá ou de cá. Em Vila Velha, a praia da Costa é considerada a mais famosa.

 

Praia da Costa, Vila Velha | Foto por Bruna Cazzolato Ribeiro

Praia da Costa, Vila Velha | Foto por Bruna Cazzolato Ribeiro

 

Guarapari é um dos nomes mais relembrados pelos turistas quando falamos em Espírito Santo. Aproximadamente 60km separam a capital desta cidade pela Rodovia do Sol. Visitar as praias de Meaípe e Enseada Azul são duas indicações para quem procura sossego em baixa temporada.

 

Assim como na maioria das cidades litorâneas, apreciadores de frutos do mar poderão escolher entre diversos pratos, mas é a moqueca capixaba o mais procurado pelos visitantes. Diferente da moqueca baiana, a capixaba não leva azeite de dendê e possui um sabor característico.

 

Outra curiosidade é a moqueca de banana, feita com banana da terra e temperos, que chega fumegante na sua mesa e geralmente é servida como acompanhamento da moqueca tradicional. Se você gosta de provar comidas diferentes não deixe de experimentar!

 

Praia da Costa e Terceira Ponte vista do Convento da Penha, em Vila Velha | Foto por Bruna Cazzolato Ribeiro

Praia da Costa e Terceira Ponte vista do Convento da Penha, em Vila Velha | Foto por Bruna Cazzolato Ribeiro

 

Nem só de praia vivem os destinos; o Convento da Penha e a fábrica de chocolates Garoto, em Vila Velha, são duas opções que podem ser incluídas no seu roteiro. Há ainda a possibilidade de visitar a cidade serrana de Domingos Martins, a 50km da capital, porém note que por ser serra este é um destino procurado pelos capixabas no inverno.

 

Se você gosta de história e de arte, o centro velho de Vitória pode ser uma alternativa de passeio, mas não eleve suas expectativas quando pensar em visitar o local.

 

Um sossego só

Se os motivos acima citados não forem suficientes para que você inclua Vitória nos seus próximos planos, acrescento um fator chave: o sossego. Ao contrário do que acontece em muitos destinos praianos, o passeio por aqui pode ser muito tranquilo.

 

Com planejamento, é fácil achar passagens acessíveis para Vitória. Para se locomover pela cidade, alugando um carro é possível transitar entre os lugares, e não é difícil conseguir vaga para estacionar na rua. Sem contar que é possível encontrar um local para estender sua canga em todas as praias.

 

A quase deserta praia de Meaipe, em Guarapari | Foto por Bruna Cazzolato Ribeiro

A quase deserta praia de Meaípe, em Guarapari | Foto por Bruna Cazzolato Ribeiro

 

Hotéis na Praia do Canto, em Vitória mesmo, garantem que você consiga caminhar durante a noite para a região do “Triângulo das Bermudas”, área com opções de barzinhos e restaurantes. Além da proximidade com a praia de Camburi, que com seu delicioso calçadão é uma boa opção para passear acompanhado pela brisa do mar.

 

Assim, quando pensar em planejar uma viagem para a capital capixaba lembre-se que esta descrição é para a baixa temporada (outono e inverno). A dica aqui é aproveitar os feriados desta época e conhecer um destino bacana e pouco procurado pelos turistas.