Barbadas e RoubadasRede de viagensRoubadas

09.02.2011

Perigo de afogamento na barra do Rio Caraíva

Caraíva é algo sobrenatural na Terra, um verdadeiro achado, “prensada” entre um belo rio e o maravilhoso Oceano Atlântico, com pouca iluminação, ruas de areia fofa, Mata Atlântica com trilhas para o mar e, simplesmente, o céu mais lindo que já vi na vida, dando a impressão de que estamos em um planetário, com estrelas cadentes pipocando o tempo inteiro… Divina!
Agora, para o seu passeio não se transformar numa tragédia, muito cuidado com a Barra, a região onde o rio encontra o mar.
À primeira vista, parece que a travessia pode ser feita a nado, dispensando os barqueiros que ficam por lá. Ledo engano.
Trata-se de um local perigosíssimo, onde quase morri afogado em fevereiro passado (2011). Justamente na hora que fui tentar fazer o curto trajeto, ocorreu a mudança no curso da maré, quando ela deixa de encher e começa a vazar (baixar), fazendo com que o rio forme bolsões que te deixam simplesmente estático no mesmo local, mesmo que você nade com muito, muito esforço.
Resultado: nada-se, nada-se e…nada!
Fiz um esforço imenso, entrei em pânico por não avistar ninguém na região (eram umas cinco e meia da tarde), meus braços começaram a pesar demais e comecei a não sentir mais as pernas. Confesso, estava conformado já em morrer ali naquele paraíso, porque todo o gás é dado em vão, afinal não se sai do lugar, a força da maré junta-se com a força do rio e somente por um milagre e forças que talvez desconheça eu esteja aqui agora digitando essas poucas linhas.
Depois, fui informado que todas as placas que são colocadas no local informando do extremo perigo nele encontrado são arrancadas por vândalos ou sabe-se lá por quem mais.
Então, aviso dado: se for a Caraíva, hospede-se na tranquilidade da Pousada Flor do Mar e conheça o conforto com preço justo oferecidos pela Gláucia, saboreie a Nêga Maluca no Restaurante e ateliê da Duca, coma pastel de arraia com queijo cremoso no Pará, prove a divina pizza do Guga, conheça a vista do Varandão do Kuki jogando uma sinuca, prove o delicioso açaí com cupuaçu do Coco Brasil, aproveite a presteza, o bom atendimento e a boa comida do Lagoa e saia conhecendo as espetaculares praias da região, como Coruripe, Satu e Espelho, mas… Não atravesse a nado a barra do rio Caraíva nem que lhe paguem um milhão, meu povo!!!!
A vida, realmente, não tem preço…

Guto

Compartilhe por aí

Sobre o autor

Scroll to Top