Passeios incríveis para todo fã de série

Os telespectadores mais apaixonados costumam ter uma vontade louca de conhecer as cidades e os lugares específicos retratados na sua série favorita. O crescimento desse público entusiasmado tem feito surgir uma variedade de tours voltados exclusivamente ao mundo dos seriados. Escolhemos alguns passeios dedicados a cinco séries famosíssimas, sucesso de público e de crítica – Friends, Sex and the City, Mad Men, Breaking Bad e Game of Thrones. Quais você assiste?

 

Friends

 

Central Perk, o café mais famoso da televisão

Central Perk, o café mais famoso da televisão

 

O dia a dia de seis amigos em New York – Ross, Rachel, Chandler, Monica, Joey e Phoebe – foi um enorme sucesso de audiência e, mesmo tendo acabado há 10 anos, ainda mantém uma enorme legião de fãs no mundo todo.

 

Embora Friends tenha sido filmada em Los Angeles, o prédio em que Monica, Rachel, Chandler e Joey moravam existe de verdade. É por isso que todo fã que tem a oportunidade de ir a Nova York vai até a esquina da Bedford Street com a Grove Street, no West Village. Mas não adianta procurar pelo verdadeiro Central Perk, o café frequentado pelos seis amigos não existe…

 

No entanto, quem estiver por Nova York nas próximas semanas terá a chance de visitar uma réplica do Central Perk. Para comemorar os 20 anos do seriado, a Warner Bros, em parceria com a rede Eight O’Clock Coffee, vai recriar a cafeteria – com direito a alguns dos objetos originais e performances musicais, como “Smelly Cat”, emblemática música de Phoebe. O café de mentirinha vai funcionar na 199 Lafayette Street, no SoHo, entre 17 de setembro e 18 de outubro.

 

Quem não puder ir à cidade nesse período, ainda tem a possibilidade de fazer um tour pelos estúdios da Warner Bros, em Los Angeles, e conhecer o set de filmagens do café. O legal é que é possível visitar não só o Central Perk, mas as locações de outros seriados e filmes que você provavelmente conhece. Existem duas modalidades de tour, o VIP Tour, que custa 54 dólares e dura 2h15min e o De luxe Tour, que tem 5h de duração e sai por 250 dólares. Mais informações aqui.

 

Mad Men

 

Don Draper e Roger Sterling no Oyster Bar, o famoso restaurante de frutos do mar localizado no subsolo da Grand Central Station

Don e Roger no Oyster Bar, o famoso restaurante de frutos do mar localizado no subsolo da Grand Central Station

 

Mad Men conta a vida de Don Draper, diretor de criação da agência de publicidade Sterling Cooper. A série, ambientada na Nova York dos anos 1960, é vencedora de importantes prêmios da televisão, como Emmy e Globo de Ouro, e agora se encaminha para a sétima e última temporada.

 

Quem já está com saudades de Don Draper e Peggy Olson, tem a chance de conhecer a Nova York retratada na série no Mad Men Tour, que oferece dois walking tours, um à tarde e outro à noite. Na verdade, o seriado é filmado em Los Angeles, mas as locações seguem à risca os detalhes, então é provável que você se sinta parte do universo Mad Men de qualquer forma.

 

O Daytime Tour tem 2h de duração, custa 59 dólares, passa por oito locações – incluindo a icônica Madison Avenue – e dá direito a um drinque no estilo Mad Men. No Evening Tour, 3h de duração ao custo de 150 dólares, além de visitar esses mesmos lugares, você poderá experimentar drinques em três bares retratados na série e levar pra casa fotos em estilo vintage. É que, para entrar no clima, eles sugerem que todo mundo vista trajes típicos dos anos 1960.

 

Sex and the City

 

Cupcakes no Magnolia Bakery, o que garantiu não só a fama do lugar, como dos próprios cupcakes

Cupcakes no Magnolia Bakery, o que garantiu não só a fama do lugar, como dos próprios cupcakes

 

A vida de Carrie, Charlotte, Miranda e Samantha, quatro amigas que vivem em Nova York, esteve no ar na HBO durante seis temporadas. Sex and the City também terminou há dez anos, mas continua tendo uma base de fãs fiéis e atraindo novos telespectadores mesmo depois de tanto tempo.

 

Os mais aficionados podem fazer um programa em Nova York totalmente voltado ao seriado, o Sex and the City Hotspots Tour, um passeio de ônibus que passa por 40 pontos da cidade que aparecem tanto no seriado quanto no filme Sex and the City: the movie, de 2008. Você vai poder parar em quatro locais, incluindo o restaurante do jantar pré-casamento de Carrie e Mr. Big e a Magnolia Bakery da Bleecker Street que ficou famosa depois da cena de Miranda e Carrie comendo cupcakes por lá. O tour dura 3h30, custa 49 dólares e é bem estilo mulherzinha. Se não for a sua praia, pode ser um pouco entediante.

 

Essa mesma empresa oferece outros passeios voltados ao mundo da televisão, em Nova York e em Boston, com tours especiais de outros seriados, como Os Sopranos e Gossip Girl, e voltas por lugares emblemáticos, como o Central Park. Confira as informações no site do On Location Tours.

 

Breaking Bad

 

Los Pollos Hermanos que,  na vida real, chama

Los Pollos Hermanos que, na vida real, chama-se Twisters

 

Albuquerque, capital do Novo México, nos Estados Unidos, tem recebido mais visitantes que o normal nos últimos tempos. O boom do turismo se deve a Breaking Bad, série ambientada e filmada por lá. A história sobre o professor de química que se torna traficante de metanfetamina, sucesso de público e de crítica, durou 5 temporadas e ganhou diversos prêmios, incluindo Emmy e Globo de Ouro de melhor série de drama.

 

Inúmeras locações do seriado existem de verdade, como a casa de Walter White e o lava-jato da família usado para lavagem de dinheiro. Esses e muitos outros lugares podem ser visitados no tour oferecido pela ABQ Trolley’s, o BaD Tour, que dura 3h30 e custa 65 dólares. Um dos pontos altos é a parada na lanchonete Twisters, a rede de fast food Los Pollos Hermanos da série.

 

Se no começo os moradores e o governo local não gostaram de ser associados ao submundo do tráfico de drogas, hoje já tentam conciliar a imagem um tanto negativa e o turismo surgido a partir da série. Os comerciantes locais estão utilizando a fama de Breaking Bad a seu favor – tem até confeitaria vendendo balas de cor azul, semelhantes aos cristais de metanfetamina, e dá para comprar pela internet!

 

Game of Thrones

 

Daenerys em frente à Casa dos Imortais que, na realidade chama-se Minceta Tower e está em Dubrovnik, Croácia.

Daenerys em frente à Casa dos Imortais – Minceta Tower, Dubrovnik, Croácia

 

Em Game of Thrones, a disputa das famílias mais poderosas dos sete reinos pelo Trono de Ferro tem conquistado telespectadores ao redor do mundo e batido recordes de audiência na HBO. A mega produção inspirada na série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, se passa na fictícia Westeros, mas boa parte dos cenários são filmados em lugares reais e bem possíveis de visitar, como a Irlanda do Norte e a Croácia.

 

É na Irlanda do Norte que a maior parte de Game of Thrones é gravada, por isso há inúmeros tours voltados exclusivamente ao seriado. Os cenários reais do Castelo de Winterfell, os penhascos da Ilha de Norte e a Estrada Real são todos filmados por lá. A ‘Game of Thrones’ and Giant’s Causeway Tour inclui visitas às locações da série e ao Giant’s Causeway, Patrimônio Mundial da Unesco. O tour parte de Belfast, dura 9h e custa 60 dólares.

 

Na Croácia, as cidades de Dubrovnik e Split foram usadas para o cenário do núcleo de Daenerys Targaryen e para recriar Porto Real, a capital de Westeros. Ambas já oferecem passeios totalmente dedicados à produção da HBO. O walking tour de Dubrovnik tem 3h de duração, custa 82 dólares e leva o visitante aos principais pontos da Cidade Velha de Dubrovnik, Patrimônio Mundial da Unesco. Já o tour de Split, dura de 4h a 5h e custa 120 dólares. Além de levar o visitante às principais locações de Split e arredores, tem transporte e refeição incluídos.