O Curso Travel Writer 2 – Avançado visa melhorar as habilidades de escrita dos alunos, especificamente na produção de textos de viagem, com foco na publicação profissional em três meios distintos (a escolher): guia, livro ou blog. O Curso, que dará aos alunos constante acompanhamento editorial por reconhecidos profissionais do mercado, será ministrado de forma presencial e a distância.

 

Duração do Curso

8 meses – de abril a novembro de 2019.

 

Local do Curso

Seu computador, de qualquer lugar. O curso será ministrado a distância – mas com encontros presenciais, de frequência mensal, em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

 

A quem o curso se destina

Alunos que cursaram o Curso Travel Writer 1, blogueiros de viagem e todos aqueles que, com uma prática mínima de escrita, independentemente de sua formação universitária, querem desenvolver e aprimorar a sua produção textual com enfoque em viagens e desejam ter o seu trabalho publicado.

 

Dinâmica do Curso

O aluno, na matrícula do Curso, escolhe em qual das três modalidades deseja se desenvolver – guia, livro e blog –, podendo optar por duas e até as três, de acordo com seu interesse e sua disponibilidade para trabalhar os textos.

Após uma primeira aula teórica, os alunos já se iniciam na escrita, cada um dentro do seu tempo, na modalidade escolhida.

 

Toda produção textual terá acompanhamento de um editor, e ao longo do Curso, o aluno perceberá a evolução do seu texto a ponto de ser publicado. 

Paralelamente, serão apresentadas vídeo-aulas com técnicas de escrita e dicas sobre conceitos da língua portuguesa.

 

Também serão oferecidos, ao longo do Curso, palestras virtuais com escritores de narrativas de viagem, debates online sobre livros de sucesso que transitam no gênero da narrativa de viagem e debates sobre como regiões geográficas são abordadas na literatura (e no cinema) mundial.

 

No tradicional Curso Travel Writer, que temos ministrado há dez anos, desde 2008, os alunos têm a oportunidade de fazer diversos exercícios de escrita em aula. Já, no Curso Travel Writer 2 – Avançado, toda a produção de texto será desenvolvida visando à publicação profissional, seja no formato de um conteúdo informativo para guia de viagens, de uma narrativa que irá virar um livro ou de posts que devem alimentar um blog.

 

Os trabalhos produzidos (guias de viagem e livros de narrativa) serão publicados com o selo da Editora O Viajante. Os autores, por sua vez, receberão direitos autorais após a publicação e venda.

 

Como serão as aulas

Outra diferença do Curso Travel Writer 2 – Avançado em relação ao primeiro é a sua característica EAD, que dispensa a necessidade presencial do aluno. Basicamente o ensino se dará por meio da edição, da revisão e da análise da evolução dos textos produzidos pelos próprios alunos, utilizando, como meios de comunicação, trocas de e-mails, conversas em grupos fechados e videoconferências.

Além disso, encontros presenciais facultativos, com trocas de ideias ao vivo e assessoria individual, acontecerão, mensalmente, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

 

Encontros presenciais

Os encontros entre os alunos e o editor não exigem a presença obrigatória. No entanto, é recomendável a participação do aluno – principalmente nas primeiras aulas – para alinhamento de objetivos e uma eficaz troca ao vivo e presencial entre a turma e o professor/editor, entre os próprios alunos e, individualmente, entre cada aluno e o professor/editor. Essas reuniões devem acontecer todo mês, por dois dias seguidos (geralmente sexta à noite, sábado de manhã e sábado à tarde), cada dia ou turno dedicado aos participantes de uma das três modalidades (guia, narrativa, blog). Eventualmente, se for preferência da turma, os encontros podem ser realizados apenas em finais de semana ou apenas à noite em dias de semana.

 

Em São Paulo

5 e 6 de abril |  10 e 11 de maio |  7 e 8 de junho

 

No Rio de Janeiro

19 e 20 de abril | 17 e 18 de maio |  14 e 15 de junho

 

Em Porto Alegre

12 e 13 de abril |  24 e 25 de maio |  21 e 22 de junho

 

Os locais, assim como as datas dos encontros de julho a novembro, serão posteriormente informados.

 

Período e conclusão

O Curso Travel Writer 2 – Avançado será ministrado de abril a novembro de 2019. Nesse período, o aluno deverá ter desenvolvido a sua escrita e produzido, sempre com acompanhamento pessoal de um professor/editor, e de acordo com a modalidade escolhida:

  • Um ou vários guias de viagem no formato e-book;
  • Um capítulo de sua autoria de um livro de narrativa de viagens, que será publicado pela editora O Viajante nos formatos impresso e e-book;
  • Posts de um blog que possui ou deseja criar ou que serão publicados no site O Viajante.