BlogEuropaViajantes Colaboradores

03.11.2014

Mergulhe no azul de Dubrovnik

Foto por Janaína Dorea
Foto por Janaina Dórea

 

 

Por Janaina Dórea

 

Eu garanto, você vai se apaixonar por este lugar conhecido como a Pérola do Adriático. É impossível não se encantar por suas ruas de mármore, seus edifícios barrocos e, principalmente, pelo azul infinito do mar que a rodeia. Localizada na Dalmácia, região mais visitada da Croácia, Dubrovnik é simplesmente de tirar o fôlego.

 

Diante de tanta beleza, sua história recente até parece fruto da imaginação dos historiadores. Quem a visita mal consegue acreditar que, em um passado recente, ela tenha sido atingida por mais de 2.000 bombas durante a guerra que devastou a ex-Iugoslávia. Em 1991, Dubrovnik foi cercada e bombardeada por forças militares da Sérvia e Montenegro, quando mais da metade das casas e dos monumentos foram atingidos.

 

Foto por Janaina Dórea
Foto por Janaina Dórea

 

Apesar deste episódio que chocou o mundo, a cidade se recuperou de forma fantástica. A Unesco e a União Europeia formaram uma comissão para sua reconstrução e hoje ela deixa maravilhados os milhares de turistas que a visitam.

 

Se perca no tempo e no espaço

Cheia de vielas e comumente comparada a Veneza, Dubrovnik é o lugar ideal para os viajantes mais contempladores, que adoram caminhar sem pressa, tirar boas fotos e tomar um café como se não houvesse amanhã. Então, se você tiver apenas um dia para curtir este paraíso, recomendo que faça exatamente isso.

 

Foto por Janaina Dórea
Foto por Janaina Dórea

 

Mas não deixe, de forma alguma, de fazer o passeio pelas muralhas da cidade. Construídas entre os séculos 13 e 16, elas continuam intactas e vale muito a pena conhecê-las. Você percorre todo o centro histórico do alto e ainda tem um vista incrível do mar Adriático. Esta é, sem dúvidas, a grande atração de Dubrovnik.

 

Para quem tiver um pouco mais de tempo, outro passeio recomendado é o do bondinho que leva os turistas ao ponto mais alto da cidade, de onde é possível admirar as muralhas e as ilhas mais próximas. Se puder, vá no horário do pôr do sol. Será inesquecível! Lá em cima também está localizado o Museu da Guerra Interna, que conta a história dos bombardeios.

 

Foto por Janaina Dórea
Foto por Janaina Dórea

 

Se você visitar Dubrovnik no calorento verão croata, certamente não vai resistir a um banho de mar. Há várias praias na cidade, mas uma opção muito popular é pegar um barco para a Ilha de Lokrum ou uma das Ilhas Elafite. Também existem boas opções para a prática de mergulho e caiaque.

 

Foto por Janaina Dórea
Foto por Janaina Dórea

 

Há, ainda, atrações mais culturais como o Mosteiro Franciscano, o Mosteiro Dominicano, a Catedral da Assunção da Virgem e o Palácio do Reitor. Portanto, se nunca tinha passado pela sua cabeça a possibilidade de viajar para a Croácia, comece a pensar nesta ideia. O país tem inúmeras razões para ser visitado, e Dubrovnik é apenas uma delas.

Compartilhe por aí

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima