Pesquisar

BlogBox-6Destaques HomeViajantes Colaboradores

05.10.2015

Do Brasil para o mundo

Pensando para onde voar? | Foto por Daniel Carnielli
Pensando para onde voar? | Foto por Daniel Carnielli

 

O planejamento de uma viagem de volta ao mundo pode ser tão desafiador quanto sonhar com ela. Estou no início da minha jornada de planejamento, na fase de validar em quais países um brasileiro pode ou não entrar sem visto. Buscando abertamente pela internet há muita informação confusa e acaba ficando difícil encontrar fontes realmente confiáveis. Durante uma pesquisa encontrei um excelente texto de um blog chamado Vagamundagem, que apesar de não ter tudo, me abriu os olhos ao óbvio: minha busca deveria começar pelo site do próprio Itamaraty.

 

Já no site do Itamaraty encontrei uma página muito útil onde consta uma lista enorme de países com informações relevantes sobre cada um. Essa navegação requer paciência, pois é necessário visitar página por página, cada link referente a um país, para saber se há a necessidade de visto, restrições e recomendações.

 

Sua paciência poderá ser testada também porque o site apresenta alguns erros e, na maioria das vezes, é preciso insistir, pois a consulta com antecedência é essencial para que não acabe “pagando mico” ou se estressando em cima da hora. São os detalhes que vão tornar sua viagem organizada.

 

New York, da janela do ONE United Nations
New York, da janela do Hotel ONE United Nations | Foto por Daniel Carnielli

 

Somente para exemplificar, para entrar na Bélgica não é necessário o visto, porém, a autorização está condicionada a comprovação de que possua a soma de 10 mil euros, tanto para entrar quanto para sair. Alguns países exigem que seu passaporte tenha, pelo menos, duas páginas em branco e outros exigem que a validade seja de, pelo menos, 3 meses após a data programada da saída. Por isso, é sempre bom ter o conhecimento antes de fazer as malas.

 

Outro facilitador nas pesquisas é o link para lista dos países que o Brasil exige ou não visto, também no site do Itamaraty. Este ajuda, mas não alerta para outras informações potencialmente importantes como as mencionadas na página de cada um dos países. No caso, esta lista é fundamentada na regra do Itamaraty de trabalhar com a reciprocidade. Ou seja, os países dos quais o Brasil exige visto também são os países que exigem visto dos brasileiros.

 

Já o site Visa Mapper, mantido por informações de viajantes, carrega um mapa mundi informal que lista os países onde o visto é ou não necessário. Essa fonte é muito interessante, porém, não é comprovadamente precisa. Então se o mapa estiver errado, nada impede que você possa atualizá-lo também!

 

De qualquer forma, prefiro confiar nas informações do próprio Itamaraty. Embora seja incerto se a fonte está atualizada, acredito que o portal da diplomacia brasileira deva ser o mais confiável. Fazendo essa pesquisa senti um certo alívio em ser brasileiro, pois embora alguns países exijam autorização, não vi nenhum cuja a entrada de brasileiros seja proibida. E espero que seja assim também na prática.

 

Bon voyage!

Compartilhe por aí

Sobre o autor

Rolar para cima