RESTAURANTES – se você quer economizar, então pule essas dicas, pois uma coisa que não gosto é de comer em qualquer lugar quando estou viajando. Em Buenos Aires, os preços não são caros, comparando com quem vive em São Paulo ou Rio e frequenta lugares decentes.
Meu preferido é o El Desnivel, na Calle Defensa nº 855, bom e baratíssimo. Esse sim, dá até pra ficar perguntando como pode ser tão bom e barato! Vá com toda segurança, fica perto da Plaza Dorrego, onde rola a feira de antiguidades no domingo, quase esquina com a Calle Estados Unidos. Evite o domingo que o atendimento é precário e a fila enorme.
Outras dicas decentes que fui recentemente e aprovo: restaurante Plaza Asturias, na av. de Mayo 1199, esquina com Libertad. Excelente, tô virando já cliente de tanto que vou. Há sempre filas de espera, o que indica que o local é muito bom. Comida de qualidade, boas entradas, vinhos bons e baratos, boa sobremesa e atendimento impecável. Vale muito a pena! Curiosidade: não há garçons, somente garçonetes. A especialidade é espanhola.
Outro que fui e adorei foi o Inaki na Calle Moreno 1341. Come-se muito bem com a mesma média de gasto do anterior. Sobremesa dos deuses: crema catalana.
Na famosa e descolada Calle Baez conheci o excelente restaurante Parrila El Primo. Na primeira impressão achei ter entrado numa roubada pelo lugar ser tão barulhento, com música eletrônica, porém me enganei profundamente. Excelente cozinha, excelente carne (pedimos o vazio) e as entradas então… A salada com acréscimo de palmitos vem com palmitos mesmo, desses que somos proibidos de comer no brasil por causa da extinção. Lá são palmitos, não açaí ou pupunha. Vale a pena, apesar da proposta do local ser mais pro moderninho.
Restaurante Janio, na Calle Malabia 1805 esquina com a Calle Costa Rica, em Palermo. Excelente comida e frequência. Garçons educadíssimos. Na primeira vez que fui faltou luz e não paguei o vinho, entrada e couvert que já tínhamos consumido. Eles até se ofenderam por eu tentar pagar. Tratam os clientes com muito respeito, adorei tudo.
Há um outro que adorei que acho que é do mesmo dono do Janio, pois o cartão mostra de um lado este e do outro o Janio. O nome é Lo de Jesus, na Calle Gurruchaga 1406, uma esquina charmosa. Uma delicia: bons pratos e bons vinhos.
San Juanino, Calle Posadas 1515, as mais famosas empanadas de Buenos Aires. Realmente são uma delícia, vale muito a pena comer lá. Ambiente agradável!
Sorveteria Persicco, Calle Migueletes 886, tem uma atmosfera que nenhuma outra da rede tem. Vale a pena depois de almoçar ou jantar na Calle Baez e ir caminhando até lá pra fazer a digestão. São poucas quadras e vale o passeio pela Calle Olleros. Faça isso!!!
Do resto, não vou comentar como passeio turistão: Café Tortoni, Casa Rosada, Caminito, Avenida Corrientes, Córdoba e Santa Fe, Teatro Colón, Calle Florida e demais dicas que estamos carecas de saber. Todas sensacionais, mas todas bem turísticas. Quem já esta careca de ir tá percebendo que o lugar cool é, sem dúvida, Palermo. Tudo lá é “exquisito” demais, um bairro que não sai da moda.
Abraços a todos.