Berlim: 10 museus de arte imperdíveis

Berlim, capital da Alemanha, é uma cidade pulsante, que respira história, arte e cultura. Com mais de 170 museus e 440 galerias, existem opções para todos os gostos e interesses. Este post, portanto, é direcionado especialmente aos museus e galerias de arte.

 

Passei uma temporada em Berlim nos meses de junho e julho de 2015 e, como sou uma apaixonada por artes, visitei o máximo possível de museus. Deixo aqui uma lista, bem eclética e diversificada, dos lugares que considero imperdíveis:

 

Hamburger Bahnhof – Museum für Gegenwart

Foto por Lívia Auler

Foto por Lívia Auler

 

O museu de arte contemporânea de Berlim leva este nome porque fica no prédio de uma antiga estação de trem, o terminal que ligava a capital à cidade de Hamburgo. Sim, a arquitetura é linda, principalmente na parte interna. E, sim, ele é enorme! Por isso, aconselho reservar um turno inteiro para explorar o local. Sempre estão rolando diversas exposições diferentes, então, antes de ir, sugiro dar uma olhada no site.

 

Site oficial

 

Dalí – Die Ausstellung am Potsdamer Platz

Foto por Lívia Auler

Foto por Lívia Auler

 

Um museu super moderno, como não poderia deixar de ser, para o queridíssimo e controverso pintor espanhol Salvador Dalí. A exibição, que é permanente e fica em Potsdamer Platz, contém uma grande variedade de obras um tanto desconhecidas pelo grande público; como, por exemplo, as ilustrações de Don Quixote de La Mancha e Alice no País das Maravilhas. As pinturas clássicas não estão lá, mas prepare-se para descobrir outros trabalhos espetaculares do mestre do surrealismo. Para os fãs de lojinhas de museus: reservem alguns euros,  pois é difícil sair de lá sem querer comprar alguma coisa.

 

Site oficial

 

Helmut Newton Foundation – Museum für Photographie

Foto por Lívia Auler

Foto por Lívia Auler

 

Um belo passeio para os amantes da fotografia, especialmente aos que têm interesse em fotografia de moda. Na parte interior, o museu é clean e elegante, totalmente em sintonia com as fotos de um dos grandes mestres de nus femininos. O térreo contém um grande acervo de trabalhos e curiosidades sobre a vida do fotógrafo alemão Helmut Newton. O segundo e o terceiro andar possuem exposições temporárias. Até o dia 15 de novembro de 2015 podem ser conferidas fotografias de Frank Horvat e Szymon Brodziak (ambas são belíssimas exposições).

 

Site oficial

 

Alte Nationalgalerie

Foto por Lívia Auler

Foto por Lívia Auler

 

A ida até lá já vale muito a pena pelo simples fato de estar situado na Ilha dos Museus, um local lindo para passar o dia inteiro, onde encontram-se também os principais museus da cidade; como, por exemplo, o famoso Pergamonmuseum. A Alte Nationalgalerie, que em tradução livre significa Antiga Galeria Nacional, possui um vasto acervo de arte do século XIX. Há uma expressiva coleção de pinturas impressionistas, com obras de Édouard Manet, Claude Monet, Auguste Renoir, Edgar Degas e Paul Cézanne. Além disso, é possível contemplar diversos trabalhos do principal representante da pintura romântica alemã, Caspar David Friedrich.

 

Site oficial

C/O Berlin

Foto por Lívia Auler

Foto por Lívia Auler

 

É uma bela galeria que dá espaço, principalmente, à arte da fotografia. Quando fui, inclusive, estava a exposição “Gênesis”, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. A C/O, considerada uma das melhores galerias de fotografia da cidade, geralmente tem uma seleção impecável de exposições. Confira a programação no site.

 

Site oficial

 

Gemäldegalerie

Foto por Lívia Auler

Foto por Lívia Auler

 

A Gemäldegalerie fica no Kulturforum, uma área com vários museus, biblioteca e a Filarmônica de Berlim. É um museu que indico para quem quer fugir da arte moderna e contemporânea e mergulhar nos antigos clássicos – é considerada uma das mais importantes coleções de arte europeia dos séculos XIII ao XVIII. A galeria, dentre as diversas obras que exibe em seu amplo espaço, conta com trabalhos dos famosíssimos artistas Albrecht Dürer, Botticelli, Caravaggio e Rembrandt.

 

Site oficial

 

Me Collectors Room

Foto por Lívia Auler

Foto por Lívia Auler

 

A galeria fica na Auguststrasse, local recomendadíssimo para os amantes de arte, pois é uma rua com diversas galerias e cafés. O espaço da Me Collectors é muito legal, pois conta com coleção permanente, exposições temporárias de ótima qualidade, um café aconchegante e a lojinha. Até abril de 2016 receberá uma exposição da grande fotógrafa Cindy Sherman. Para quem for a Berlim durante este período, digo: é imperdível.

 

Site oficial

 

Berlinische Galerie

Foto por Lívia Auler

Foto por Lívia Auler

 

Quem se interessa – ou tem curiosidade – por arte moderna desenvolvida em Berlim, desde o ano de 1870, deve visitar esse museu. A coleção conta com obras dos movimentos Dada Berlin e Neue Sachlichkeit (Nova Objetividade), além de um amplo espaço para exposições temporárias, sempre com um enfoque interessante para contar um pouco mais da história da cidade. Antes mesmo de entrar no museu, como podem ver na foto do pátio, já começamos a entrar no clima da galeria.

 

Site oficial

 

Bauhaus – Archiv

Foto por Lívia Auler

Foto por Lívia Auler

 

Esse museu é recomendado, especialmente, para os amantes de arquitetura e design. O prédio, por si só, já é uma obra de arte. Nele é possível acompanhar mais detalhadamente a história dessa escola interdisciplinar de artes (arquitetura, design, artes visuais e performáticas) que teve base na Alemanha, entre os anos de 1919 e 1933. A Bauhaus desempenhou um papel importantíssimo no movimento modernista e sua influência foi, e ainda é, de escala global.

 

Site oficial

 

Deutsche Bank Kunsthalle

Foto por Lívia Auler

Foto por Lívia Auler

 

É a galeria do maior banco da Alemanha e geralmente tem uma boa seleção de exposições. Quando fui, em julho de 2015, estava acontecendo uma exposição de fotografia, organizada pelo Guggenheim de Nova York. A localização é boa, em Mitte, e fica bem na rota turística. Portanto, sempre vale a pena dar uma olhada na programação.

 

Site oficial

 

BÔNUS:

Museum für Film und Fernsehen

Foto por Lívia Auler

Foto por Lívia Auler

 

Como diz o nome em alemão, trata-se do Museu do Filme e Televisão. Fica no Sony Center, na Potsdamer Platz, e é todo moderníssimo. As salas do museu são simplesmente incríveis e possuem um apelo visual maravilhoso (impossível passar indiferente já na primeira sala, que é cheia de espelhos e nos faz refletir sobre o “olhar”). Além da estética, ele conta com cem anos de história do cinema alemão exposta de forma interativa. Os fãs da estrela Marlene Dietrich também terão algumas surpresas. Enfim, é uma bela homenagem à sétima arte.

 

Site oficial

 

Como acontece em todas as listas, muitas coisas legais ficaram de fora. Mas, como expliquei anteriormente, dei preferência para lugares que conheci pessoalmente e que tivessem uma boa variedade de propostas artísticas. Já estão na minha lista “para visitar na próxima vez que estiver em Berlim”: Martin-Gropius-Bau, Brücke Museum e KW Institute for Contemporary Art.

 

Bom, espero que possam curtir um pouco (ou muito!) desse universo artístico que Berlim nos oferece.

 

Para quem quiser acompanhar mais dicas de artistas e museus, siga o meu instagram @part_of_the_art.