
Por Sabrina Levensteinas
Pense em muitas, muitas cachoeiras! Localizada no sul de Minas Gerais, na divisa com a cidade paulista de Socorro, Bueno Brandão é uma daquelas joias que mistura tranquilidade e beleza. Distante cerca de 166km de São Paulo, a cidade tem 33 cachoeiras, muitas bem fáceis de chegar, sendo um roteiro ideal para um fim de semana.
O ideal é ir de carro, já que as cachoeiras não ficam tão próximas umas das outras. O acesso à cidade está pavimentado, mas o caminho para a maioria das cachoeiras é por estradas de terra. Há também quem prefira aderir ao ciclismo, pois a maior parte das estradas é de terra.

Dica prática: sempre peça informação sobre como chegar às cachoeiras aos moradores locais, que são muito simpáticos – salvo algumas placas, nem sempre os caminhos estão indicados.
As principais cachoeiras são: Félix, Machado I e II, dos Luís e Santa Rita. Na maioria delas o acesso se dá por trilhas bem curtas, o estacionamento está muito próximo da queda e a infraestrutura é mínima; é cobrado entre R$ 5 e R$ 10 para entrar em cada uma.
Saiba mais: 10 cachoeiras para conhecer no Brasil
A cachoeira Machado I, a 10km da cidade, tem uma queda bem forte, por isso o melhor banho está na parte de cima: saindo da cachoeira, sobe-se uma pequena trilha na lateral esquerda, e na parte de cima há um poço excelente para banho, além de um lindo visual da serra. Dica: peça o geladinho, fabricado pela dona do local.

A cachoeira do Félix tem um bom volume para banho (cerca de 40m), é rasa e forma uma pequena praia; fica a 7km de Bueno Brandão.

Do outro lado da cidade está a cachoeira dos Luís. Fica a cerca de 15km de Bueno Brandão e o caminho até lá é bem sinalizado. Essa é uma das cachoeiras que tem melhor infraestrutura, contando com restaurante, hospedagem e até uma tirolesa que passa por cima da queda d’água.

O volume de água é impressionante, com sua bela queda dividida pela vegetação, mas o banho deve ser em pequenos poços na parte de baixo, já que o fluxo, de aproximadamente 30m, é realmente intenso. A cachoeira Santa Rita, também conhecida como Vale dos Avestruzes, fica próxima da dos Luís. Conta com um poço raso e é bem fácil ir debaixo da queda.

Além das cachoeiras, em Bueno Brandão é possível ter aqueles pequenos prazeres de se estar em Minas Gerais, como apreciar a paisagem dos campos e comer pão de queijo e doce de leite tipicamente mineiro, tudo caseiro. Algumas sugestões são o restaurante Villa Bueno e o restaurante Zé Cumpadi, que ficam na praça central da cidade, em frente à imponente igreja.

Uma grande surpresa da visita é a Vinícola do Fidêncio (Uva e Vinho Fidêncio). O proprietário, Benedito Donizete Domingues, faz vinhos, cachaças e licores artesanalmente e está sempre disposto a uma boa prosa. Há uma grande variedade de produtos, e um bônus do local é poder visitar a plantação de uvas e, principalmente, a de amoras. A plantação de amoras realmente é inusitada, e degustá-las, assim como as uvas e os vinhos, é um prazer inigualável.

Outra figura cheia de histórias para contar é a Dona Beth, da Pousada e Camping Pé na Trilha. No meio de seus chalés charmosos, Dona Beth oferece um ótimo café da manhã e pergunta: “quer um zoiudo?” (um ovo frito), enquanto provamos seus pães de queijo quentinhos.

Por tudo isso Bueno Brandão é um pedacinho para chamar de seu, apreciar as belíssimas paisagens dos campos, degustar os sabores de Minas e descobrir e nadar em cachoeiras exuberantes.
2 comentários em “As cachoeiras de Bueno Brandão”
Sim, é verdade!! Fui em BB conhecer essas cachus também. São todas ótimas!!! Cada uma com suas características, são cenários muito bonitos pra ir com os amigos, namorada(o), esposa(o), filhos…e tomar aquele banho de “descarrego” faz a diferença.
A pousada da Beth também é muito boa! Tem as opções de camping coberto e descoberto, além de pequenos chalés coletivos. E o café da manhã é realmente ótimo, muito variado. Típico de Minas Gerais!