Passei 21 dias no Chile, viajando de Santiago ao norte. Além da capital, estavam no roteiro, Valparaíso, Viña del Mar, Isla Negra (casa de Pablo Neruda), San Pedro Atacama, Iquique e Arica. Uma das grandes barbadas dessa viagem foi Arica, onde o custo de vida é barato. Os grandes atrativos, além de seu centro histórico, é conhecer o Vale de Azapa e o caminho ao Lago Chungara a 4.500m de altitude e também uma visita de um dia a Tacna (Peru).
Para você ir ao Vale de Azapa, pegue um táxi coletivo e vá por conta, mesmo porque não há mais excursões a este local. Ao Lago Chungara procure a Ecotour Expediciones (Calle Bolognesi, 362). Os atendentes são prestativos e simpáticos. Quanto a Tacna, há duas opções: uma linha de trem de Arica a Tacna, ou contrate uma excursão. Analise bem a opção de trem, pois a aduana Chile/Peru/Chile vai te ocupar 2 horas ida e o mesmo para a volta, dependendo do dia e do bom humor dos policiais. Ou contrate a Tacna Travel (Calle Bolognesi,754) e procure pelo guia Fred, uma figura.
Se você não quer gastar muito em hospedagem vá ao Hostal Jardin del Sol (Calle Sotomayor,848). Local limpo e organizado, mas não espere muito pelos cafés da manhã chilenos. Faça seu supermercado.