Airbnb cobrará taxa para locação de imóveis em Paris

Foto por Zizo Asnis

 

A partir de 1º de outubro, o Airbnb (site que promove aluguel entre pessoas físicas) passará a cobrar dos turistas que se hospedarem em Paris uma taxa de €0,83 (cerca de R$3,30) por pessoa e por noite de estadia. A capital francesa, além de ser a cidade que mais atrai viajantes no mundo, também é aquela com o maior número de imóveis anunciados no Airbnb, cerca de 50 mil.

 

A medida tem como propósito regularizar a situação das locações com fins turísticos. O setor hoteleiro, que já paga essa taxa para a prefeitura da cidade, acusa o site de concorrência desleal. O expressivo número de imóveis disponíveis para locação na cidade também representa outro problema: como alugar por semana ou por temporada se torna muito mais lucrativo, os proprietários têm elevado os preços de locações mensais, encarecendo o valor do aluguel para os residentes da cidade.

 

A decisão do Airbnb em acordo com a prefeitura de Paris vai ao encontro de medidas semelhantes adotadas em outros destinos, como São Francisco, nos Estados Unidos, e Amsterdã, na Holanda. No entanto, outras cidades, como Nova York, ainda enfrentam problemas de regularização do serviço.

 

Saiba mais:

Folha de São Paulo

Folha de São Paulo