5 motivos para conhecer São Luís

Em clima de festa, São Luís comemora 402 anos hoje. Serão 10 dias de intensa programação cultural, com direito a rodas de bate-papo, shows, espetáculos de dança e muito mais. Embora tenha sido fundada por franceses em 1612, foram os portugueses que, a partir de 1615, construíram a cidade e deixaram a herança arquitetônica pela qual a cidade é reconhecida até hoje. Em 5 motivos, descubra por que a capital do Maranhão deve estar na sua lista de próximos destinos.

 

1. Centro Histórico

 

Fim de tarde no Centro Histórico | Foto por Maxwell Mariano

Fim de tarde no Centro Histórico | Foto por Maxwell Mariano

 

Tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1997, é composto por cerca de 2500 imóveis – sobrados e solares de típica construção portuguesa dos séculos 18 e 19. Boa parte das atrações históricas e turísticas de São Luís estão concentradas nessa área, com destaque para o Teatro Arthur Azevedo (o segundo mais antigo do Brasil), o Palácio dos Leões (sede do governo estadual) e a Igreja Matriz da Sé.

 

2. Reggae

A mistura de ritmos africanos e caribenhos do reggae com outros sons típicos do Maranhão tornaram São Luís a Capital Brasileira do Reggae. Por lá, a música de origem jamaicana chegou ainda nos primeiros anos da década de 1970 e em pouco tempo ganhou uma expressão própria – o “reggae de responsa”, como é conhecido em São Luís, é dançado aos pares. Você pode se aventurar por algum dos bares e casas noturnas que existem na cidade, inclusive no Centro Histórico, que são totalmente dedicados ao ritmo.

 

3. Gastronomia

 

 

O famoso Guaraná Jesus | Foto por Ju Zara

O famoso Guaraná Jesus | Foto por Ju Zara

 

O arroz de cuxá, prato típico da cozinha maranhense, é um risoto feito com verduras, camarão seco e farinha de mandioca, e costuma ser servido como acompanhamento de frutos do mar. A iguaria culinária é originária de São José do Ribamar, cidade da região metropolitana de São Luís, mas é consumida em todo estado e facilmente encontrada em restaurantes da capital. Talvez não combine como acompanhamento do arroz de cuxá, mas você também pode experimentar o famoso Guaraná Jesus, o refrigerante rosa com gosto de canela, produzido pela Coca Cola e distribuído somente no Maranhão.

 

4. Manifestações culturais

As mais famosas e tradicionais festas de São Luís acontecem em junho, em meio às comemorações de São João. O Bumba-Meu-Boi, festa de origem afro-indígena, ocorre entre os dias 13 e 30, período em que a cidade, repleta de turistas e de nativos, é invadida pela tradição folclórica, com direito a teatro, dança e música. As festas juninas envolvem ainda outras danças folclóricas de origem africana, como Tambor de Mina e Carcuriá e Tambor de Crioula, Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2007.

 

5. Ponto de partida para os Lençóis Maranhenses

 

Lençóis Maranhenses | Foto por Otávio Nogueira

Lençóis Maranhenses | Foto por Otávio Nogueira

 

Boa parte dos turistas que vão ao Maranhão tem como principal destino os Lençóis Maranhenses, um dos lugares mais bonitos do Brasil. Quem chega de avião precisa pousar em São Luís e, de carro ou de ônibus, percorrer 260km até Barreirinhas, cidade que funciona como principal porta de entrada para o Parque Nacional. Tome a obrigatoriedade de São Luís fazer parte do seu itinerário como um incentivo para conhecer a capital do estado.