5 lugares para curtir Cartagena

Nascido em Aracataca, uma pequena vila da Colômbia, o Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez, fez de Cartagena a sua casa. Apaixonado pela “ciudad amurallada”, ambientou lá uma de suas grandes obras: O Amor nos Tempos de Cólera. Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, a paixão de Gabo por Cartagena pode ser compreendida logo de chegada. Trata-se de uma das cidades mais lindas da América.

 

1 Baluarte de São Francisco

Foto por Rodrigo Bortoluzzi

Foto por Rodrigo Bortoluzzi

 

Como Cartagena era uma das cidades mais ricas do Império Espanhol, era necessário defendê-la dos ataques de saqueadores e piratas. Sendo assim, os espanhóis construíram 11km de fortificações ao redor da cidade, o que justifica o fato de Cartagena ser chamada de “Ciudad Amurallada”.

 

Em uma parte dessa fortificação se encontra o Baluarte de San Francisco, ideal para admirar o incrível pôr do sol nas águas do Caribe. Caso queira acompanhar esse incrível cenário sentado à mesa, tomando uma refrescante cerveja ou o tradicional café colombiano Juan Valdez, é bom chegar cedo para tomar lugar em uma das mesas do Café El Baluarte. O lugar remete à época da colonização espanhola, tanto que ainda possui canhões apontados para o mar.

 

2 Praia de Bocagrande

Foto por Rodrigo Bortoluzzi

Foto por Rodrigo Bortoluzzi

 

Contrastando com a parte histórica de Cartagena, Bocagrande possui hotéis de luxo, edifícios modernos e bares badalados. Muitos afirmam que essa praia é a “Copacabana” da cidade. À noite, uma das ruas mais movimentadas é a Avenida San Martín, onde podem ser encontrados bons restaurantes (no entanto, nada baratos).

 

3 Puerta del Reloj

Foto por Rodrigo Bortoluzzi

Foto por Rodrigo Bortoluzzi

 

Na principal entrada do Centro Histórico uma torre de 30m, com um relógio do século XIX, recebe os visitantes que chegam a Cartagena. A torre possui três arcos em sua base, que dão entrada para o interior da muralha, na Plaza de los Coches. Daqui partem charretes enfeitadas que levam os turistas para os principais pontos turísticos da cidade.

 

4 Centro Histórico

Foto por Bernd Lutz (CC BY-SA 3.0)

Foto por Bernd Lutz (CC BY-SA 3.0)

 

Quem vai a Cartagena não pode deixar de explorar a cidade a pé. As casas coloridas, as ruas de calçamento estreito, suas edificações antigas, a brisa que sopra no final da tarde e os inúmeros mistérios que Cartagena esconde entre suas fortificações tornam uma simples caminhada pelo Centro Histórico algo inesquecível.

 

5 Isla del Rosario

Foto por Jorge Láscar (CC BY 2.0)

Foto por Jorge Láscar (CC BY 2.0)

 

Se, por acaso, o viajante cansar de ver as belezas que Cartagena oferece e quiser ver o mar azul-caribe com areia branca, é possível fazer o passeio de um ou dois dias pelo arquipélago Rosário, composto por 27 ilhas. Os barcos saem do porto de Muelle de los Pegasos e os bilhetes podem ser comprados na hora. Os barcos são extremamente rápidos e a viagem leva cerca de 30min.

 

Os pacotes oferecem viagem de ida e volta até uma das ilhas e ainda uma refeição. Além disso, é possível optar por praticar snorkel antes de atracar e interagir com uma infindável variedade de peixes de diferentes tamanhos e cores. Ao chegar à ilha, o viajante irá se deparar com uma das mais belas paisagens do Caribe e, com certeza, irá entender porque Gabriel García Márquez fez de Cartagena seu lar.